Osasco e Cotia/SP | Confederação coordena pleito eleitoral com vitória

A Confederação anuncia a finalização do pleito eleitoral que escolheu a nova diretoria do Sintrasp (Sindicato dos Servidores das cidades de Osasco e Cotia), na Grande São Paulo. Nesta quarta, dia 8 de dezembro, os dirigentes sindicais de 14 municípios estiveram presentes como mesários e coordenadores eleitorais. O resultado de um total de 730 votos garantindo a vitória acachapante da Chapa 1, liderada por Jessé de Castro Moraes, com 83% dos votos válidos. A lisura do processo foi tanta, que as cédulas foram apuradas em uma transmissão AO VIVO pelo Facebook da entidade.

Tivemos a coordenação de Cláudio Aparecido dos Santos, o Ted, e do diretor Cláudio Matsuda, o Claudinho, ambos lideranças da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo). A etapa final, com anúncio da chapa vencedora, ficou a cargo do nosso presidente Aires Ribeiro. Foram três dias de eleição (de 6 a 8 de dezembro) bem tensos devido às tentativas de tumulto praticadas pela chapa 2.

Foi uma eleição transparente e com duas chapas. Não foi um processo fácil. Houve tensão, nervosismo e “barracos” registrados em vídeos através da comunicação do Sintrasp. Mas a Coordenação Eleitoral garantiu um pleito limpo, seguro, democrático e TOTALMENTE de acordo com o Estatuto Social da entidade.

Agradecemos aos dirigentes pela presença e apoio. Sem vocês nada disso seria possível com a ética necessária. Confira abaixo alguns registros dos participantes.

1) Americana

2) Barueri

3) Boituva

4) Carapicuíba

5) Guaratinguetá

6) Itapecerica da Serra

7) Itaquaquecetuba

8) Itu

9) Mogi das Cruzes

10) Salto de Pirapora

11) Santa Rosa do Viterbo

12) Suzano

13) Tatuí

14) Tietê

RESULTADO FINAL

Foram coletados um total de 730 votos. O placar foi o seguinte:

Chapa 1 – 83%
Chapa 2 – 16%
Votos brancos e nulos – 1%

PRESIDENTE ELEITO JESSÉ DE CASTRO MORAES

Mais uma vez, a vontade soberana dos Servidores prevaleceu. A categoria foi às urnas e, democraticamente, optou pela Chapa 1. Nossa responsabilidade aumenta e temos enormes desafios para os próximos anos. O momento exige serenidade e ainda mais comprometimento da diretoria eleita. O Sintrasp é do Servidor e assim permanecerá.”

COORDENADOR ELEITORAL

A coordenação destaca que mesmo com a desistência da chapa 2 (conforme divulgado por eles mesmos em vídeo), a votação foi expressiva. Muitos membros pediram para a categoria não votar. Mesmo assim, os Servidores foram às urnas e escolheram a Chapa 1.

TENTATIVAS DE TUMULTO

A Chapa 2 quis atrapalhar o pleito em todos os momentos. Temos atas de todas as reuniões dos encabeçadores das chapas 1 e 2 com o coordenador eleitoral e, portanto, provas documentais de que todo o combinado foi seguido à risca, inclusive as regras estatutárias. Já no primeiro dia, os fiscais da chapa 2 não quiseram participar de absolutamente nada, apenas o encabeçador da chapa 2, o Dário, e seu advogado, que assinaram em todas as urnas e contaram as cédulas de votação. Apresentamos essa situação através de gravações de diversos vídeos ao longo da manhã.

APURAÇÃO

A apuração foi transmitida ao vivo através do Facebook do Sintrasp. Mais uma iniciativa pioneira voltada à transparência do pleito eleitoral.

PONTO IMPORTANTE

A coordenação eleitoral apresentou a listagem dos Servidores com direito a votar e ainda entregou as duas chapas o itinerário das urnas. Na prática, foi um esforço árduo para que o vencedor de hoje fosse o verdadeiro escolhido pelos Servidores: e assim ocorreu.

VEJA TODAS AS IMAGENS DA APURAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×